Tradição que Imprime Inovação
A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), através da Imprensa FDUL, pretende divulgar a investigação científica, clássica e atual, que pode não ser de acesso fácil a juristas atentos os constrangimentos editoriais.
Fundada em 1913, a FDUL é uma instituição centenária, que se destaca como centro ímpar de produção científica no ramo do Direito, onde se formaram relevantes personalidades do panorama jurídico, político ou empresarial e lecionaram ilustres docentes, reconhecidos no plano jurídico nacional e internacional. Em 2020, a Faculdade de Direito persiste na tradição de um ensino de elevada qualidade e de uma investigação científica incomparável.
A Imprensa FDUL visa divulgar a produção científica desenvolvida na FDUL, procurando enriquecer o património bibliográfico na área do Direito. Em particular, e enquanto fator distintivo da Imprensa FDUL, destaca-se a publicação e reedição de obras clássicas, de difícil acesso, de Professores da Faculdade, e, bem assim, de originais de dissertações ou monografias que, pela sua mais valia científica, justificam a sua divulgação.
Com o lema “Tradição que Imprime Inovação”, procedeu-se à divulgação da Imprensa FDUL no dia 7 de dezembro de 2020, com o lançamento da sua primeira obra: O Dever de Prestar e o Dever de Indemnizar, de Manuel Gomes da Silva – um clássico que fica agora disponível para todos, física e digitalmente. Nesta coleção seguir-se-á a publicação da História do Direito Romano e dos Direitos Reais em Roma, de Raúl Ventura, e da Economia Política, de João Costa Leite (Lumbrales). Obras marcantes do ensino do Direito na FDUL, cujo acesso, nalguns casos, era assaz difícil, mesmo em bibliotecas jurídicas.
Sem prejuízo de outras publicações jurídicas, a Imprensa FDUL pretende também divulgar teses de mestrado, de doutoramento e outras monografias, elaboradas na FDUL, por docentes ou alunos da instituição, que não tendo sido publicadas por editoras comerciais, justifica-se a sua divulgação atenta a valia científica.
A Imprensa FDUL não visa concorrer com as editoras, nem sobrepor-se na sua atividade, mas unicamente difundir, no contexto nacional e internacional, obras jurídicas, de indiscutível valor científico, que podem não corresponder aos parâmetros comerciais. Na divulgação das sobreditas obras científicas, a Imprensa FDUL tanto recorrerá à tradicional edição em papel, como por via de meios tecnológicos, designadamente o e-book.
Apresentação
Imprensa FDUL